top of page

RELATÓRIO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA - Grupo de Discussão

No dia 21 de Novembro de 2019, iniciou-se o grupo de conversa com os seguintes temas: respeito, preconceito e racismo, o grupo foi mediado pela Equipe de Estagiários de Psicologia do UniCeub e Supervisionado pelas Psicólogas Isadora e Tatiane. Os assuntos foram mediados por dois dispositivos, foi utilizado em um primeiro momento imagens de pessoas com diversos tons de pele, estilos, gêneros, com o intuito de através de perguntas estimularem projeções e reflexões á respeito do imaginário coletivo, conceitos e pré-conceitos sutis.


No segundo momento, foi reproduzido um vídeo intitulado “As Crianças e o Racismo”, após a exibição, os participantes foram estimulados a falarem sobre o que sentiram, sobre as memórias elucidadas, vivências semelhantes, assim como o que pode ser feito para evitar tais situações, quais dispositivos contribuem para a proteção das pessoas que sofrem racismo e injúria como acioná-los.


O intuito da atividade foi possibilitar reflexões e promover mudanças em prol de uma convivência respeitosa com as diferenças, sensibilizar a respeito dos danos e sofrimentos ocasionados pelo racismo e injúrias raciais, a fim de diminuir este tipo de violência estrutural e instruir as pessoas que a sofrem de como lidar com estas questões, buscando auxílios, colaborando assim com a qualidade das relações e qualidade de vida dos idosos do Lar dos Velhinhos Maria Madalena.



Os idosos se mostraram muito atentos, tanto as imagens, vídeos apresentados, quanto

á discursão, muitos contribuíram com vivências de racismo e preconceitos, com histórias de familiares e outras presenciadas. Trouxeram olhares críticos, pontos de vistas e perspectivas diferentes contribuindo e enriquecendo o diálogo e a reflexão.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page