top of page

02 de Abril - Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo


O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

Os sinais do TEA começam na primeira infância e persistem na adolescência e vida adulta. A condição acomete cerca de 1 a 2% da população mundial, a data é muito importante para que todos possam refletir sobre a necessidade de criar soluções inclusivas, assegurando que todos os direitos na Constituição sejam garantidos, como saúde, educação e, principalmente, respeito às necessidades de cada indivíduo e família que convive com o autismo.


Segundo a Diretora da Creche Irmã Elvira, Michelle Aparecida , é importante ressaltar a importância de conscientização dessa data pois ainda existe muito preconceito e discriminação e cada vez mais é grande o número de crianças diagnosticadas com autismo.

A Coordenadora da Creche Andressa Cristina, reforça que muitas vezes as famílias se colocam numa posição de negação o que acaba atrapalhando o desenvolvimento da criança. Quanto antes diagnosticado mais eficaz serão as atividades de estimulação para desenvolvimento cognitivo e motor.

Outra questão importante é lembrar que o autista é uma criança como qualquer outra que traz uma especificidade e necessariamente precisa ser inserida e acolhida, reforça Michelle.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page