top of page

Relatório de Atividade Conversa sobre ABVD’s - Atividade de Autocuidado

No dia 26 de novembro de 2020, foi realizada uma oficina de conversa sobre ABVD’s (Atividades Básicas de Vida Diária) com enfoque no autocuidado, no LJCJ, coordenada pela Terapeuta Ocupacional Bruna. Participaram da atividade cerca de 8 idosos, com diversas deficiências como visual e motora, dessa forma a atividade foi adaptada para todos.

Os objetivos da atividade consistiram em favorecer a importância do autocuidado, favorecer a socialização entre os idosos, estimular vínculo terapêutico, e estimulação sensorial.


A atividade realizada consistiu em perguntas rápidas sobre o autocuidado, na utilização da caixa de estereognosia para identificação de objetos que fazem parte ou não do autocuidado com diferentes texturas (escova de cabelo, bola gravo, pincel, caneta, pente, brincos, creme dental...), trabalha a habilidade de identificar e reconhecer os objetos através do tato sem uso da visão e usamos essa habilidade em vários momentos como pegar um objeto dentro da bolsa ou mochila , abotoar e desabotoar, calçar sandálias entre outros.


E também foi utilizado o desenho como uma forma de expressão do auto-cuidado. Os idosos participaram e interagiram bastante entre si com.

Seguem fotos da atividade:




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page