top of page

RELATÓRIO ATIVIDADE – COLCHA DE RETALHOS

Ocorreu no dia 1° de Novembro de 2019, por volta das 09h30, a atividade Colcha de

Retalhos, coordenada pela Equipe de Estagiários de Psicologia do UniCeub e Supervisionado pela Psicóloga Tatiane. A atividade teve o intuito de estimular, por meio da temática de memórias afetivas, reflexão dos moradores sobre vivências positivas no Lar, fechando a sequência de atividades cujo objetivo era trabalhar as diversas memórias afetivas, foram estas atividades: Brincadeiras na Infância, Modelagem com Biscuit e Dinâmica das Imagens. Iniciou-se a atividade com aquecimento, no qual os idosos foram convidados a ouvir uma canção de relaxamento tocada no violão por um dos estagiários, com o intuito de gerar um clima de espontaneidade para reflexão, este momento teve por volta de dez minutos de duração.


Após, os idosos receberam uma tela e foram instruídos a pintar uma lembrança

relevante e positiva que vivenciaram no Lar. Foram entregues uma tela 10x10, lápis de cor, pincéis, tintas e vasilhas com água. Ao final, as pinturas foram compartilhadas com o grupo e pediu-se para cada idoso falar sobre o que tinha feito. Os estagiários pontuaram aspectos relevantes observados, tais como: as superações de dificuldades para a realização da atividade, as diferentes visões que se complementam, o auxilia e ajuda mútua entre eles e as surpresas de terem vividos situações semelhantes.


Na atividade foi trabalhada a memória afetiva, habilidades sociais e psicomotoras,

treino de memória, afetividade, imaginação, criatividade, socialização e expressão de

sentimentos. Direcionados para os aspectos positivos, os idosos compartilharam entre si as suas produções de significado do que é morar na instituição para eles, o que promoveu legitimação da individualidade de cada um dentro do grupo e uma continuidade com as temáticas abordadas anteriormente. Por fim, os idosos mostraram-se envolvidos e deram feedback positivos após o fechamento da atividade.

391 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page