Ocorreu no dia 13 de maio de 2020, ás 09h30, uma roda de conversa inspirada no poema “As mães e a Pandemia”, escrita pelo hospede Nilson Ribeiro, a qual foi divulgada nas redes sociais do Lar dos Velhinho Maria Madalena como homenagem a todas as mães.
A Roda de Conversa foi mediada pelas psicólogas Isadora e Tatiane. Diante deste tema iniciou-se a discussão sobre as diferenças dos demais dias das mães para o atual e como é vivido esta data por cada um que ali se encontravam, foi apontado o distanciamento físico dos familiares e amigos, a falta dos mesmos, assim como a saudade em memória de mães e filhos falecidos.
Os idosos puderam expressar seus sentimentos através da fala, do silenciar, do choro, do compartilhar histórias alegres que tiveram nas relações maternas (mãe-filho, avó-neto), salientando diferenças e semelhanças em suas experiências. Possibilitando conhecer, identificar e ter empatia uns pelas histórias dos outros, foi pontuado por muitos que a vivência materna independe do sangue, podendo se ter duas ou mais mães (mãe biológica, mãe do coração, avó e outras figuras de cuidado e amparo importantes).
Neste momento foi propiciado a escuta e fala de como cada um lida com suas saudades, permitindo sua ressignificação. Trouxemos a luz da discussão de que forma estas experiencias foram internalizadas e como como são importantes neste momento de pandemia, uma vez que a maternagem é a primeira experiência de cuidado e afeto e possibilita o aprendizado do auto cuidado, cuidado com os outros, os valores adquiridos/apreendidos, a resiliência, a esperança, o valor da vida, dentre tantos outros.
Os idosos deram feedback positivo, solicitaram que houvesse outros momentos como aquele ocorrido. Por fim, foi declamado uma estrofe do texto do Sr. Nilson para finalizar a atividade.
Seguem as fotos em anexo.
Opmerkingen