Lar Jorge Cauhy Júnior - LJCJ

        Inaugurado em 30/10/97, o instituto é uma morada para o idoso e tem por objetivos a prestação de serviços de atendimento na área de saúde, na preparação de recursos humanos com treinamentos teóricos e práticos, intercambio com organizações afins de cooperação técnica e científica de estudos e pesquisas, no desenvolvimento de atividades sócio-culturais, a renda do LJCJ é destinada a manutenção do Lar dos Velhinhos Maria Madalena.
   Oferecemos apartamento do tipo individual, duplo ou triplo com serviços de enfermagem e cuidadores 24 horas, nutricionista, assistente social, governança e atividades recreativas. Toda e qualquer atividade proporcionada é desenvolvida em grupo ou de forma individualizada, trabalhando a autoestima, a capacidade funcional, motora e cognitiva, companheirismo e coletividade.


  Serviço Social

O Serviço Social atende as demandas dos hóspedes assistidos pelo LJCJ e que neste se encontram abrigados. Para isso, são realizadas atividades que contribuem para um processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e sociabilidade.
O desafio do Serviço Social se dá na busca do conhecimento aprofundado do contexto socioeconômico, cultural e familiar do hóspede acolhido, possibilitando assim a elaboração do diagnóstico social.
Realizar o acolhimento do hóspede na instituição contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. Promovendo assim a sua capacitação, motivação, socialização e reintegração juntamente com a comunidade, colaboradores e familiares. Contribuindo, desta forma, para o crescimento e o desenvolvimento da instituição no atendimento e atenção aos seus hóspedes.

Fisioterapia

   A fisioterapia é realizada por meio de convênio estabelecido com instituições de ensino, que direciona seus acadêmicos juntamente com o preceptor responsável.

   Neste ato temos o UNICEUB com a fisioterapeuta Renata  Afonso Burgos, CREFITO 11-43976-F.

   As sessões acontecem às segundas e quartas-feiras no turno matutino.

 O departamento é de uso exclusivo dos idosos residentes e funcionários com algum comprometimento físico-funcional.

O atendimento visa:

 Prevenir e/ou retardar as alterações motoras provenientes do envelhecimento ou traumas;

 Reduzir riscos de queda

 Manter e/ou ganhar habilidades funcionais;

 Promover a integração social;

 Agir na elevação da autoestima.



Enfermagem

   A enfermagem dentro do LJCJ realiza o controle de medicamentos que é reposto pelos familiares a medida que há uma nova prescrição, não obtendo assim um estoque. É responsável pela supervisão dos cuidadores, fazendo assim escalas e oferecendo um treinamento na área da saúde do hóspede diariamente.
   Os grupos de estágio da área são acolhidos de forma institucional e posteriormente de forma técnica onde é passado as demandas juntamente com o enfermeiro preceptor.
A enfermagem zela pela saúde integral do hóspede, proporcionando à ele um melhor bem estar físico e emocional, fazendo então a junção do apoio psicológico juntamente com o medicamentoso.



Nutrição

   A nutrição dentro do LJCJ está para contribuir com a  garantia das condições higiênico sanitárias necessárias ao processamento/industrialização de alimentos, complementando as boas práticas de fabricação, através de procedimentos nele estabelecidos e que devem ser adotados pelos funcionários do estabelecimento orientados e monitorados pela nutricionista. Atuando tanto na área clínica como na área de produção.









End.: SMPW Trecho 03 área especial 01/02
Park Way - Brasília – DF
CEP.: 71.735-090


Coordenadora: Ana Paula Neris
Tel.: (61) 3552-0504 ramal 220 
Email: lvmm.coord3@gmail.com