segunda-feira, 26 de novembro de 2018

CULTURA NEGRA


       Desde a última semana, estão sendo realizadas atividades direcionadas à cultura negra, suas riquezas, cores, sabores e preconceitos enfrentados.
No dia 13/11/2018, às 09h, recebemos o Mestre Fred e a Sra. Cacá que fizeram uma apresentação de capoeira ao som de berimbau e pandeiro, os idosos entraram na roda e com muita ginga se apresentaram lindamente. Neste mesmo dia, recebemos os alunos do Colégio La Salle, as crianças cantaram, dançaram e conversaram com os idosos durante o evento. Além disso, fizeram doações de brinquedos, roupas, alimentos e brindes.


Em 20/11/2018, às 15h, recebemos na Instituição a cantora Dhi Ribeiro, que encantou os idosos com sua linda voz em uma tarde muito especial. Os idosos adoraram a apresentação e sambaram bastante.


Dando continuidade aos eventos, dia 21/11/2018 às 09h, os alunos de psicologia do CEUB, convidaram o Sr. Izamba Capallu, gerontólogo, servidor do Ministério da Saúde da Angola e Perquisador Voluntário pela Organização Mundial dos Direitos Humanos (OMDH), para conversar com os idosos sobre a cultura africana, o mesmo trouxe músicas e costumes de seu país de origem. E para encerrar a atividade, nosso convidado disponibilizou o microfone para os idosos contarem suas experiencias.

Na tarde do dia 24/11/2018, os idosos foram convidados para prestigiar o Desfile “Beleza Negra”, realizado no Teatro da Caixa Cultural. Os modelos utilizaram cores vibrantes em suas roupas e acessórios, além de valorizarem seus lindos cabelos ao som de muita música. O evento foi breve, mas com muita representatividade na vida de cada idoso.





E para finalizar, os idosos pintaram imagens da cultura negra e foi confeccionado um painel, inserido no refeitório, para apreciação de todos.