quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

REAPROVEITAMENTO

No mês de Novembro/2016, recebemos no Instituto Integridade alunas do centro de educação profissional – SENAC, para realizar o estágio de Técnico em Nutrição e Dietética. Ao final do estágio, foram realizadas duas apresentações para os funcionários da cozinha (cozinheiras, auxiliares e jovem aprendiz).



O primeiro tema abordado esteve relacionado com “contaminação cruzada”, termo este utilizado para contaminação causada pelo transporte de microrganismos de um alimento para o outro, equipamentos e utensílios e também pelo manipulador de alimentos. O tema abordado é de extrema importância para os manipuladores de alimentos, para que eles preparem os alimentos com segurança.

O segundo tema esteve relacionado com o “reaproveitamento de frutas e legumes”. Foram desenvolvidas 03 (três) preparações com alimentos que normalmente são descartados com frequência: talos, casca de frutas e polpa de legumes. As receitas preparadas foram: 1) bolo de casaca e bagaço do limão; 2) torta com talos de brócolis e sobra de legumes; 3) docinhos de polpa de beterraba e polpa de cenoura. Foi explicado a propriedade, vitaminas, receita e modo de preparo de cada receita apresentada e posteriormente ofertado para as cozinheiras e auxiliares da cozinha. Há muitas maneiras de se reaproveitar e evitar o desperdício dos alimentos, basta conhecer o valor deles.