quinta-feira, 12 de março de 2015

VIAGEM ÀS ESTRELAS

              No dia 11/03/2015, 25 idosos do Lar dos Velhinhos Maria Madalena e Instituto Jorge Cauhy Júnior foram ao Planetário de Brasília, uma sala redonda com teto em forma de cúpula hemisférica com poltronas ligeiramente inclinadas para o público poder observar imagens exibidas no teto. Projetores especiais simulam os fenômenos da astronomia, a exemplo do mapeamento dos céus, planetas, estrelas cometas e demais corpos do universo.
            Na oportunidade, assistimos ao filme Origens da Vida, onde foram mostrados os fatos importantes na evolução da vida na cronologia do Universo, passando pelo seu início no Big Bang, criação do Sistema Solar, formação da Terra, seguida das condições para a existência de vida no nosso planeta. Com linguagem simples e belas imagens, a sessão apresentou conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários, além de transmitir um olhar sobre a extinção dos dinossauros. O filme é uma viagem paisagística através do tempo mostrando muitas descobertas feitas no passado recente, fazendo um alerta para nossa consciência planetária.
            No final da sessão, de 25 minutos, os idosos foram indagados sobre o que acharam do que foi exposto. Todos afirmaram ter gostado bastante e alguns disseram nunca ter visto imagens tão bonitas. Já outros ficaram impressionados com o tamanho do universo e solicitaram que pudessem voltar ao planetário em breve.
            Nossa Instituição é isenta do pagamento do ingresso e afirmamos aos funcionário que retornaríamos em outras oportunidades.
            Por fim, o diretor Claiton de Freitas Miranda estava presente e registrou o momento em vídeos e fotos.





Thiago Meneses de Castro Mendes

Assistente Social