terça-feira, 24 de março de 2015

CAFÉ ENTRE AMIGOS!

         No dia 21 de março de 2015, ocorreu o Café entre Amigos. Na ocasião, estiveram presentes diversos parentes, amigos e voluntários do Lar dos Velhinhos Maria Madalena (LVMM) e do Instituto Jorge Cauhy Júnior (IJC), que a pedido dessa equipe contribuíram com sucos, pães, salgados e demais itens.
O Café entre Amigos é uma maneira de reunir familiares dos idosos, amigos, voluntários e equipe multidisciplinar para debater sobre um tema proposto, sendo que na oportunidade discutimos sobre a importância do vínculo familiar e afetivo para idosos institucionalizados. O encontro foi ministrado pela Equipe Psicossocial, representado pelos assistentes sociais Márcia, Thiago e Vanessa e pela psicóloga Tatiane.
Ao decorrer do encontro foi discutida a importância dos vínculos afetivos externos a instituição, os quais favorecem sentimentos de segurança e podem interferir diretamente na autoestima e autoconfiança, sendo um facilitador na adaptação a instituição (adesão a regras, a rotina da instituição) e na socialização com a comunidade interna (inter-relação com outros hospedes e funcionários). Foi pontuado que quando isso não ocorre percebe-se efeito na saúde física e psíquica, uma vez que o emocional encontra-se fragilizado. Portanto, é importante a regularidade no comparecimento, mas, existindo imprevistos que impeça a presença física, a família e amigos podem se fazer presentes de outras formas, seja através de telefonemas, de recados e informando a instituição, para que se necessário esta possa fazer intervenções junto ao idoso.
O ambiente familiar é importante, mesmo o idoso estando em uma instituição. É preciso que o vínculo desse idoso com a sua família não se enfraqueça, pois é desta maneira que ele encontra sua identidade, sua história de vida e suas lembranças de afeto.
Foi debatido também que o fato de o idoso estar institucionalizado, de a família ter procurado a instituição, não implica no enfraquecimento do vínculo e da relação com o idoso. Isso vai depender da qualidade do tempo que família e idoso vão passar juntos, das visitas, das trocas afetivas. A institucionalização é também uma forma de cuidado para com a pessoa idosa, pois possibilita prover todas as necessidades do idoso e oferecer melhor qualidade de vida, tal ponto é importante uma vez que se a família se culpabilizar terá reflexos na relação com o idoso e na relação com a instituição.  
Outro aspecto importante discutido foi a preservação do espaço de diálogo e parceria entre família e instituição, uma vez que é de suma importância a troca de informações, a sintonia e apoio nos posicionamentos frente a problemáticas do idoso, fortalecendo a credibilidade do hospede á instituição.
      Ao decorrer do café foi aberto a família um momento para apresentarem críticas e sugestões sobre a rotina da Instituição, e a equipe colocou-se a disposição para ouvir todas as demandas.
    Por fim, os presentes parabenizaram mais uma vez o trabalho da Instituição e afirmaram ter gostado muito da oportunidade do café e da atenção que tem sido dada na promoção de cuidados aos idosos e na incessante busca na melhora dos serviços prestados. Alguns dos participantes que não conheciam o encontro aprovaram a atividade como um espaço de socialização, afirmaram que retornariam em outras oportunidades e convidariam outros familiares.