quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

ATIVIDADES TERAPÊUTICAS

As atividades terapêuticas descritas abaixo são realizadas na instituição ao ar livre ,sendo elas: a horta terapêutica, o galinheiro e a coleta de frutas. 
A Horta Terapêutica tem apresentado resultados positivos que podem ser observados a partir do movimento autônomo das idosas e dos idosos que aderiram a essa proposta em acompanhar diariamente o processo do plantio, cultivo e colheita, não se limitando ao dia e horário estabelecidos inicialmente. Cabe lembrar que dia e horário foram estabelecidos com o objetivo de proporcionar uma rotina organizadora e não como uma regra rígida.
Diariamente as idosas se dirigem à horta, bem como aos demais locais nas dependências do Instituto Integridade em que cultivam ervas, e dispensam os cuidados necessários aos vegetais.
O Lar dos Velhinhos Maria Madalena conta com um galinheiro em que os idosos e idosas hospedadas desenvolvem atividades como a coleta de ovos e a utilização da terra adubada de forma natural pelos animais na horta terapêutica.
Outra atividade desenvolvida é a coleta de frutas, oportunidade em que os idosos e as idosas colhem os frutos coletivamente, o que possibilita a troca de informações e conhecimentos e a criação de vínculo entre eles.
As ervas, vegetais e temperos colhidos na horta, assim como os ovos coletados no galinheiro e as frutas colhidas das árvores são levados pelas idosas e idosos à cozinha e utilizados pela equipe de nutrição nas refeições.
Esse movimento autônomo possibilita a apropriação do espaço físico, promovendo a sensação de pertencimento bem como a compreensão da importância de se cuidar do ambiente que, por ser de coletivo, também lhes pertence.
Alguns desafios ainda se apresentam, dentre eles a dificuldade de envolver mais idosos nas atividades, o que tem sensibilizado a equipe a encontrar soluções para agregar a maior quantidade possível de idosos hospedados.
O vínculo com os profissionais da psicologia foi estabelecido de maneira positiva, o que é observado em suas visitas à sala da psicologia em dias e horários variados a fim de informar o que fizeram no tocante a horta, falar sobre o que desejam fazer e suas expectativas com o novo plantio ou colheita. É uma ocasião de troca que possibilita ainda a fala das idosas sobre aquilo que lhes provoca ansiedade, desânimo, satisfação etc. em suas vivências na Instituição.

Ademais, as atividades terapêuticas se mostram como instrumentos para a abertura dos sujeitos à fala endereçada aos profissionais da psicologia e à escuta terapêutica.